É PRECISO DETER OS LADRÕES DO ORÇAMENTO PÚBLICO

Alguns ladrões do chamado Centrão que embarcaram no denominado Orçamento Secreto (reles ladrões, diferentes dos elegantes ladrões de punho de renda) tiveram um plano simplório: pegaram pobres e pequenas cidades do interior do Maranhão e planejaram um roubo na Pasta da Saúde, onde é fácil escrever sem comprovar.

Funciona assim: pega-se um prefeito disposto ao roubo solicitando uma comprovação em gastos em saúde que seja do tamanho do Orçamento Secreto que seria repassado. Justifica-se um montante de serviços prestados ao SUS (para lavar o dinheiro). Pronto, foi gasto o orçamento que seria repassado. O prefeito e o dono do orçamento congressista ficam livres para dividir o roubo como foi acordado. Digamos que alguns não roubaram a verba integral e aplicaram alguma coisa na saúde, mas roubaram da mesma forma o troco, geralmente muito maior que o gasto.

E a procura por pequenas e pobres cidades deve-se ao fato de ser menor a fiscalização ou mais fácil suborná-la para que ela não exista. O problema é que aqui, o repórter investigativo Breno Pires, da Revista Piauí, fez o trabalho que os órgãos fiscalizadores não fizeram e o resultado e assustador, para dizer o mínimo. Vejam alguns exemplos do levantamento do seu trabalho:

  1. A pequena Pedreiras, terra natal do poeta João do Vale, gastou os recursos extra orçamentários destinados ao SUS com extrações dentárias. Mas foram tantos dentes arrancados, que dá uma média de 19 dentes arrancados por habitante. A cidade do autor de Carcará seria a cidade mais banguela do Brasil!
  2. Em Igarapé Grande, os médicos se danaram a consultar todo mundo. São 34 consultas por habitantes, média que supera o recorde mundial na Coréia do Sul que são 17 por habitante. A cidade carente de médicos parece que teve um surto de consultas obrigatórias!
  3. A pequeninha Santa Quitéria fez mais exame para detectar HIV do que São Paulo!
  4. O município de Governador Luis Rocha prestou contas ao SUS que seus serviços de saúde aumentaram 12.500%. Na cidade de Luis Domingues a produtividade do SUS aumentou em 39 mil % e ninguém foi investigar quanta eficiência repentina!
  5. O escândalo tem escala: em 66 cidades maranhenses o aumento dos gastos com saúde foi de 500%. Outras 30 cidades aumentaram em 1000%. E ninguém foi investigar porque o Maranhão aconteceu esse boom do orçamento da saúde, justo nos anos de aplicação do orçamento secreto.
  6. Bacabal, com 105 mil habitantes recebeu mais dinheiro para a saúde do que Brasília e seus 3 milhões de habitantes. Um disparate desses era para o Ministério da Saúde investigar o desnível imediatamente.

No final coloco o link da matéria do Breno. Ela é tão clara, que merecia uma CPI. Aqui quero discutir até onde podemos ir com um congresso desses frente a impunidade da legislação.

De posse desses dados, levantados pelo repórter investigativo, qualquer mortal compreende que os ladrões com imunidade se movimentam impunimente, até fazendo troça e desdenhando da inteligência do cidadão que se informa razoavelmente. Se os órgãos de controle não possuem mecanismos para deter um roubo desses, claro como água cristalina, vamos assistir ladrões que se elegem só para se locupletarem roubando o orçamento que devia ser dirigido a devolver ao cidadão serviços pagos com seus impostos recolhidos. Recolher impostos para distribuí-los num orçamento secreto que permite tal assalto aos cofres públicos, deixa o cidadão indignado e resistente a pagar sua parcela.

Nada é preciso mais – depois de tal reportagem – para identificar ladrões do dinheiro público. Se não se pode puni-los é mais que urgente uma reforma política para modificar essa deformidade odiosa.

Mas para uma Reforma Política é necessário um Congresso com maioria que possibilite fazê-la. Se Lula ganhar as eleições e tiver maioria é necessário convoca-la com urgência. Essa imoralidade não pode continuar. Destroem-nos moralmente.

____________

Link para a matéria: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/farra-ilimitada/

Desenho: Gervásio

3 comentários em “É PRECISO DETER OS LADRÕES DO ORÇAMENTO PÚBLICO

  1. O que mais assusta, além do silêncio em torno de uma canalhice dessa é a certeza de que o mesmo centrão vai sentar sobre as denúncias e não vai acontecer coisa alguma! O governo comprou essa corja a peso de emendas, cargos e prebendas. O ataque vem de todos os lados. No Judiciário, a PGR de Atrás está bem aparelhada pra servir de para-raios. O Executivo não tem a mínima intenção de se mexer, porque é beneficiário. E a imprensa livre está sob ataque da fábrica de fake news que já causou o desabamento das tiragens e da audiência dos grandes(?) veículos. Como sair de um imbloglio desses?

    Curtir

  2. Não apenas roubam tudo que podem como, por último mas não o pior vão liberar crédito consignado para o bolsa família. Não poderia ser mais perverso a Pec do Bolsonaro . Como é que vai ser governar o país com estes ratos todos tendo orçamento secreto ? Eu não sei como vamos sair disto , considerando que o Lula consiga ser o presidente ! Realmente é um show de horrores !!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s