O PIOR MINISTRO DA SAÚDE DE TODOS OS TEMPOS

O pior ministro da Saúde de todos os tempos agora planeja esvaziar o SUS em favor dos planos de saúde privados. Pretende, certamente combinado com o capetão, por medida provisória instituir um Open Health, tipo semelhante ao termo bancário de Open Market. Ou seja, abrir os dados individuais (e constitucionalmente protegidos – o que não vale de nada agora) dos pacientes como se fôssemos ativos financeiros para interesses dos planos de saúde.

Funcionaria assim: você é exposto na bolsa de valores dos planos de saúde, por seu valor cotado em doenças. Se você é um usuário que pouco usa o sistema de saúde, seu valor é cobiçado pelos planos, onde você pagaria menos. Ao contrário, se você tem doenças graves ou mesmo é um contumaz usuário do plano, você se transforma em uma mercadoria bichada que plano nenhum interessa em ter. Vai sobrar pro SUS.

Na verdade, o que o cão sardento de uma medicina lucrativa deseja é que os saudáveis migrem para os planos privados, enquanto os bichados e adoecidos fiquem ao sabor de um SUS ineficiente, sendo uma mercadoria que não interessa, apesar do discurso ser o de “aliviar” o SUS. O capitalismo sempre tem um discurso querendo dizer outra coisa.

Você transformado em mercadoria tem nas doenças a desvalorização do seu capital saúde. O que torna muito mais desigual e perverso o sonhado mercado de saúde privada do neoliberalismo. Tudo é mercadoria e você só mais uma. E se sua saúde não vale muita coisa, você pagará muito mais por um plano de saúde privado ou relegado a vala comum de um SUS sucateado e esvaziado.

Com o Open Health teríamos planos de saúde com várias portas, conforme sua saúde esteja cotada na bolsa de mercadorias pavorosas e a desigualdade oneraria com mais valor os já desiguais por uma saúde deficiente. Parece que logo chegaríamos a pacientes descartáveis destinados a algo parecido como uma câmera de gás. Macabro?

E o SUS? Ah, como a maioria dos saudáveis encontrariam um plano para chamar de seu, sem perceber que sua mercadoria saúde perde valor quando você adoecer, teríamos um SUS para cidadão de segunda classe. Os que não podem pagar ou pela situação financeira ou ser doente demais que não mais interessem ao mercado fornecido pela Open Health. Fúnebre, porque existirá cidadãos tão doentes que só interessam às funerárias.

Hoje lidamos no escuro com uma epidemia. O apagão dos dados tem muito dos dedos desse ministério tomado por inescrupulosos. Um diretor subordinado ao Queiroga reafirma a imbecilidade, que parecia contornada, de defender o ineficaz tratamento precoce e botar em dúvida as vacinas nos dias de hoje. Queiroga deixou passar porque isso agrada ao seu capetão.

Ao mesmo tempo em que que não deu conta da testagem pública, deixou que a testagem privada fosse feita por laboratórios a preços exorbitantes. Um auxiliar de enfermagem ou técnico – com um salário-mínimo – executa o teste que poderia ser feito pela própria pessoa, usando reagentes prontos, para um valor acima do que qualquer quantia razoável. Não surpreendentemente as dez fortunas que cresceram durante a pandemia tem donos de planos de saúde e laboratórios entre eles (estão equivalentes aos rentistas do mercado, daí se explica porque Open Health foi copiado de Open Market). Apesar do escândalo da Prevent Sênior, o tal Open Health apenas visa aumentar os ganhos destes empresários do infortúnio alheio.

Mais parece um urubu em cima da carniça esse tal de Queiroga. O medíocre médico com vocação carreirista só nessa gestão ineficiente, negacionista e deletéria encontraria a oportunidade de chegar a um ministério da saúde, honrado pela maioria dos que lá chegaram. E aí pode exercer todo seu talento de crápula: lambe-botas, mais realista que o rei do inferno, capacho inescrupuloso, que ainda almeja uma carreira política. Espero que o povo da Paraíba saiba dizer um não a esse infeliz que tem o demérito de ser o pior ministro da saúde de todos os tempos.

________________________

desenho luxuoso de Gervásio

2 comentários em “O PIOR MINISTRO DA SAÚDE DE TODOS OS TEMPOS

  1. Parabéns pela excelente análise desses Senhores capitalistas do regresso. Precisamos denunciar e mobilizar o povo pobre pra derrubar esse governo GENOCIDA e golpista.

    Curtir

  2. Acho que o primeiro mandato foi cumprido com excelência. O orçamento aprovado e assinado pelo presidente dará conta do resto … O HU da Ufrj está se inviabilizando . E nem saúde nem meio ambiente sobreviverão. Queiroga é a síntese desta demolição, infelizmente…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s