UMA FOTO INCÔMODA

Como disse uma amiga, “essa foto me dá um mal estar que nem sei definir”. Também me senti mal, acho que assim, incomodado. Como em banco escolares, Davi Miranda e Frota sorriem para um passarinho do celular de Marcelo Freixo. O moleque que tirou a foto parece tirar um sarro de dois outros moleques pegos num flagra. Não sei bem do que riem, mas parece uma foto endereçada a um terceiro, que não está na foto. Kkkkk, seria o comentário nas redes sociais sobre a foto inusitada. Ou melhor, kkkkk para o comportamento de molecagem dos três marotos.

Mas a foto não alcançou em mim, nem na minha amiga, o kkkkk habitual das redes sociais. Nós sentimos um mal-estar que não tem bem uma definição. Tento aqui explicar o mal-estar indefinido pela responsabilidade política, que não podemos confundir com molecagem. Afinal Freixo e Miranda são de um partido de oposição ao atual governo. Miranda é marido de Glenn Greenwald, famoso jornalista americano com cidadania brasileira que vem denunciando que a justiça brasileira montou uma farsa para provocar uma fraude eleitoral. E o Frota?

Bom, Alexandre Frota é um ator pornô, protagonista de vários episódios sórdidos na imprensa brasileira, que se tornou deputado federal por São Paulo, com votação expressiva, por um partido de extrema direita que elegeu Jair Bolsonaro. Frota é um notório representante da associação inimaginável do conservadorismo com o politicamente incorreto, de uma direita raivosa que saiu do armário nessa última eleição.

E mais. Rompeu com o partido e o presidente eleito por uma posição política de direita ainda mais extremada – se isso é possível – , aquela que pede uma intervenção militar. Ou seja, Frota pede abertamente uma ditadura, por não estar mais satisfeito com as bizarrices do capitão que ajudou a elegê-lo, nem com a democracia.

E outra, foi para o PSDB – um partido que se dizia no passado socialdemocrata, que assumiu a direita, mas ao aceitar a filiação de Frota pode se tornar um partido golpista, não afeito à democracia. Miranda e Freixo, assim como outros oposicionistas deveriam solicitar ao PSDB se o partido confirma sua opção golpista por ter aceitado filiar um golpista declarado. Esse é um assunto de preocupação para quem acompanha a política nacional e aquela foto pode ter provocado esse mal-estar indefinido por tratar com deboche posições políticas em conflito e que deveriam ser debatidas com maior seriedade.

A foto não passa de um deboche, mas pode significar muito mais. Parece denunciar uma situação de anomia e desorientação das forças progressistas. Não temos lideranças, partidos políticos, sindicatos, movimentos populares preparados para o enfrentamento que a situação requer. A atual crise no governo ou se resolve pela direita ou não se resolve e tenderemos a ser uma republiqueta satélite do Tio Sam, uma antiga plantação de bananas transformada em soja, milho, carne e suas commodities. Não temos mais a indústria, vendemos a Embraer, a parte do futuro da Petrobrás, a Eletrobrás e o nosso orgulho. Políticos de oposição falam contra a ruína do nosso patrimônio, mas logo estão se engalfinhando com a direita para levar aos seus estados um pedaço do leilão de poços de petróleo. Perderam o senso e ficaram a ouvir estrelas, não da concepção do poeta, mas atarantados.

Tomara estar errado e que o meu mal-estar não seja explicado assim. Desculpe-me o deputado Freixo, por quem tenho apreço. Mas não gostei da foto. O plenário da Câmara não é banco escolar de colegas de turma. Nele se travam batalhas ideológicas com civilidade e cordialidade possível, mas sérias. Ainda mais com um deputado que jurou defender a constituição, mas a ataca e se manifesta publicamente pelo retorno da abominável ditadura militar.

4 comentários em “UMA FOTO INCÔMODA

  1. Sade explica ! É o elogio à Obscenidade . Em algum lugar todos parecem se juntar, se fotografar, nada é tão sério que impeça um clique e eis aí sem vergonha e sem limites ! É isto, simples assim, meu caro… Um horror!

    Curtir

  2. Ainda bem que Edmar tocou com muita competência nesse assunto. Essa foto grotesca estava atravessada na minha garganta. Esse escárnio não poderia passar batido. Cáspite! Não só essa foto me deixa puto, como outros vitupérios cometidos recentemente, tipo: Lula, sacaneado pelos pulhas lavajatistas, tentando reorganizar o partido mais execrado pela mídia esgoto, pelas elites entreguistas e pelos fascistas de plantão, convida a D. Marta, golpista, para retornar à casa da estrelinha vermelha. Ciro Gomes, como se não bastassem todas as cagadas que jé fez, continua sacanendo o campo da esquerda, principalmente o refém político Luiz Inácio, almejando agradar a direitona de onde é egresso. E tenta-se montar uma tal Frente de Centro-Esquerda para se enfrentar esse regime fascista de exceção que estamos vivendo. Ora, fiquei a imaginar, não uma geringonça, mas uma fubica velha, fazendo muita fumaça, queimando óleo, trazendo a bordo vários personagens políticos: Lula, Ciro, Marta, Frota, o canalha do Serra, O Opus Dei Picolé de Xuxu, o babaca do FHC e quem mais chegar. Quem sabe a tresloucada Janaína Pascoal de mãozinha dada com o Freixo? E o Aecinho, tadinho, tão esquecidinho no cantinho dele. Ética na política? Esquece… E sigamos em frente! Frente? Se não conseguirmos retomar um rumo decente, estaremos dando uma violente marcha-a-ré.

    Curtir

  3. Esse troço que esta ai mandando , o séquito todo, ministros, filhos é tão abjeto que qualquer outro troço que de alguma forma se oponha, ainda que em questões relativamente sem qualquer importância, passa a ser olhado como um possível aliado. Enquanto isso as questões que arrebentam com o futuro do país vão passando com a cumplicidade de uns e outros

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s