OU RESISTIMOS AO CONSERVADORISMO, OU TODO MUNDO PRO PÉ DE GOIABA!

bANDEIRA DE GOIABA

Há alguns anos atrás, conversando com um promotor de justiça evangélico, em minha residência, tocamos em assuntos políticos. Ali eu tinha conhecimento do crescimento da direita em jovens servidores do judiciário brasileiro. E quando o assunto chegou ao terreno religioso, eu com minha fé ateia, ele com sua crença batista, percebi o abismo que separava algumas crenças evangélicas da ciência. Meu interlocutor era um fanático defensor do criacionismo, oferecendo a prova de nunca tinha visto evolução em macacos. A conversa ficou impossibilitada porque a crença religiosa do meu visitante não permitia sequer a metáfora para discutir os ensinamentos bíblicos.

Na época não fiz qualquer ilação com o crescimento de uma direita que saia do armário para defender o conservadorismo e nem que o assanhamento evangélico da pregação fundamentalista contra um estado laico pudesse ser revelado em sua intensidade. O resultado das eleições expressou o que eu não queria acreditar. Lá atrás o ovo da serpente estava ainda sendo chocado.

O governo recém-eleito, que ainda nem assumiu, mostra sua face conservadora e fanática religiosa, paradoxalmente apenas uma cortina ideológica para permitir a terrível exploração neoliberal econômica. O novo chanceler acredita que uma ideologia “climatologista” impede o desenvolvimento da industrialização e já nos retira das cúpulas mundiais da preocupação com o aquecimento global. O indicado a ministro do meio ambiente foi parabenizado pelo agronegócio porque deu carta branca para o avanço da agricultura e do pasto bovino sobre a floresta. A ministra dos direitos humanos, das mulheres e da família nega os direitos dos LBGT e congêneres, defende a mulher no lar para criar filhos e quer os indígenas despidos de sua cultura. O ministro da educação defende a ditadura militar e uma “escola sem partido”, que representa a volta da censura nos estabelecimentos de ensino. O ministro da saúde é contra o SUS.

Portanto, o novo governo se apresenta como ultraconservador que deseja o desmonte do processo civilizatório da humanidade. Embora em consonância com a onda direitista que varre o planeta, o nosso quer ir bem mais ao passado no que o neoliberalismo se aproveita para retirar direitos históricos, agora não paradoxalmente.

E o discurso daquele meu interlocutor, em que não prestei muito atenção, se apresenta agora usando as redes sociais e a tecnologia nelas empregadas para negar o progresso humano e afirmar a ignorância – ostentada com certo orgulho – para se contrapor ao conhecimento científico. São vários os “youtubers” que defendem que a terra é plana, negam a ciência e reafirmam o criacionismo como um retorno da idade média no século XXI. Temas caros à civilização foram aprisionados na crença religiosa. E, ela mesma, deseja um papel fundamentalista do estado, impedindo a laicidade constitucional.

A ministra dos direitos humanos, representando seu papel de vítima de abuso sexual, nega o direito ao aborto e propõe uma bolsa-estupro pretendendo legalizar o estupro para não legalizar o aborto. E é ela quem mais defende que a igreja seja uma instituição do estado. Estamos vivendo uma situação absolutamente surreal.

Muito bem, Damares foi abusada na infância e buscou Jesus. Mas hoje ela abusa de sua posição como ministra e suas ideias devem ser abortadas como políticas públicas. Não somos obrigados a subir em pé de goiaba. Separem a vítima abusada da abusadora ministra!

______________________

Foto da internet atribuída a Nair Melo

3 comentários em “OU RESISTIMOS AO CONSERVADORISMO, OU TODO MUNDO PRO PÉ DE GOIABA!

  1. Para min não é novidade. Talvez não saiba me expressar tão bem quanto o autor do texto. Bolsonaro envolve um retrocesso nunca visto. Já sabíamos disso antes de ele ser eleito
    Por isso parte da população brasileira não poderia tê-lo eleito. Agora 47 milhões que não votaram nele vão sofrer as consequências também. Lamentável.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s