O AMANHÃ PODERÁ SER ONTEM

Urubu1964

Fui atacado nas redes sociais por um enxame de bolsonarianos. Confesso que facilitei a tarefa deles tentando argumentar. Quanto mais argumentava com um deles, vários outros entravam na conversa repetindo o mesmo mantra. E assim eu percebi a propagação ideológica de direita e como ela se espalhou no tecido social, ganhando corações e mentes para a vitória na eleição presidencial.

Não era apenas uma insatisfação com o petismo, um antipetismo somente. O antipetismo só encobria um anticomunismo ideológico, que julgou algumas ações igualitárias nos governos petistas como ameaça à uma extrema direita que Bolsonaro encarnou. Bolsonaro não inventou essa direita extremada que saiu do armário. Apenas a liderou.

Tomemos o recente caso dos médicos cubanos. Os que atacaram minha página tinham os mesmos argumentos. Rasos e que partiam para agressões e ameaças logo que tentávamos aprofundar a discussão. Os argumentos repetidos à exaustão: trabalho escravo dos médicos cubanos, as famílias ficavam reféns do governo para que eles não fugissem, os 70% “tomados” do salário do médico financiavam a ditadura comunista, os médicos não fugiam porque não podiam. Quando aprofundávamos o argumento com as falas dos próprios médicos cubanos negando essas acusações, os bolsonarianos contra argumentavam de que os médicos seriam espiões comunistas, não importando se esse argumento era contrário ao do trabalho escravo. E se colocássemos essa contradição nos argumentos partiam para o xingamento e agressividade, ameaças de investida física ao “comunista” que planeja trocar a bandeira verde e amarela por uma bandeira vermelha.

A partir desse ponto os argumentos conspiratórios mais pareciam delírios, que socializados em um grupo de pessoas ganha status de verdade absoluta. Com a mesma característica delirante de que quando contrariado o psicótico parte para a agressão verbal, quando não, física.

E isso é transportado para a defesa de uma série de valores de direita, que não resistem a uma argumentação acadêmica, mas se espalhou como um rastilho de pólvora que pode explicar a contaminação fascista entre nós.

Primeiro, nomear o culpado por todas as mazelas do mundo e isso, claro, incluindo a situação pessoal do convencido por esse pensamento de extrema direita: o bode expiatório de agora – os vermelhos de todos os matizes (lembram da mulher que confundiu a bandeira do Japão com a bandeira brasileira comunista, ou da horda contra Dilma que confundiu uma bandeira da Catalunha com a de Cuba? Tá valendo. O inimigo está em toda parte).

Segundo ponto: valores cristãos, tabus sexuais e norma familiar são defendidos do perigo comunista que destrói esse arcabouço para melhor dominar o mundo. Logo, como uma terceira fase, a história e a evolução da humanidade são atacadas como ideologia para que seja imposta (agora sim, de verdade) a ideologia de direita como inviolável e que não permite nada que não se enquadre no raciocínio simplista. Em quarto lugar brota a intolerância para defender com unhas e dentes uma pauta ultraconservadora. Oposição a esta pauta é tomada, quando esgotam os argumentos do discurso, como um levante do satanás contra o povo de Deus. Estamos muito próximos da construção de uma república fundamentalista pelos defensores do evangelho que se apropriaram de forma tosca e enviesada do Velho Testamento na elegia a um deus vingativo, que impõe a moral para todos ou o aniquilamento dos inimigos do Senhor.

Por trás dessa cortina ideológica, não importa perder direitos trabalhista, ficar sem aposentadoria, vender a nação para os irmãos do norte. O neoliberalismo já começou a atacar todos os direitos conquistados, sem muita grita da maioria, agora barulhenta. Estranhamente, o neoliberalismo achou um parceiro protofascista para ampliar seus lucros. O conservadorismo acalma a manada onde eles irão buscar a mais-valia, desta vez com a concordância do explorado. Se a China inventou o pior do regime socialista como arcabouço da pior exploração capitalista, essa mesma exploração aqui fez parceria com um conservadorismo de extrema direita, eliminando dele o viés nacionalista. Porque numa sociedade globalizada o inimigo vermelho é também internacional. Resta avaliar quanto tempo durará essa lua de mel entre a vanguarda do capitalismo com o conservadorismo de extrema direita.

Por ultimo, um parêntese para um exemplo inusitado. Fiquei pasmo ler nas redes sociais que uma senhorinha, escolhendo estampa de tecido para os netos ficou encantada com o Unicórnio. Mas pesquisando no Gloogle (o oráculo atual que dispensa a bíblia) descobre impactada que o Unicórnio é também o símbolo do movimento LBGT e que isso é nada mais do que uma “maneira sutil e diabólica” de encaminhar nossos filhos para uma ideologia de gênero. Conclama as mães ficarem vigilantes com o diabo que está ao nosso redor tentando nos tragar. Estava tudo lá numa rede social, porque a tecnologia é também um meio de propagar ideias conservadoras. Fecha parêntese.

Então tá. Erramos todos. A ideologia conservadora de extrema direita, associada a um fundamentalismo religioso, ameaça o estado laico e está muito perto de ser dominante entre nós. Ganharam as eleições. Têm pretensão de eliminar qualquer pensamento opositor. Se o velho Deus não nos proteger e ficar do lado deles teremos uma temporada de trevas mais profunda que a anterior. Quem quer te eliminar não é mais uma ditadura militar, mas o civil do teu vizinho de sorriso bondoso, ou teu parente que ficava calado no jantar de Natal.

_______________

Depois desse trabalho intelectual cansativo ficarei afastado por um tempo de algumas redes sociais. Preciso preservar minha saúde mental de ataques lastimáveis. Esperemos o que virá com o novo governo.

Desenho de: Dino Alves

 

 

9 comentários em “O AMANHÃ PODERÁ SER ONTEM

  1. Caro amigo
    Estamos vivendo num mundo sem limites. E isto faz da perversao o funcionamento psíquico dominante . Portanto te aconselho precaução. Estas figuras ora eleitas para governar estas terras são absolutamente trogloditas. Não é possível fazê-los pensar porque eles ainda não evoluíram a este ponto . Liberados desta atividade pelo modo como a lógica do capitalismo de mercado precisa para funcionar, eles não são capazes de aceder ao mundo da reflexão. Melhor ficar longe ! O que faz de nós humanos não os atinge, fica muito sofisticado para o alcance deles . Eles funcionam no registro da perversao, nada é capaz de detê-los!!!!

    Curtir

  2. Lastimável o pontoem que chegamos.
    Fico assustada com o comportamento arbitrário de alguns “democratas”. Realmente conta-argumentar virou blasfêmia. Fico pasma (graças a Deus) com a intolerância, ferocidade e burrice que estão andando juntas nesses tempos.
    Onde iremos parar? Quando será que as panelas sairão das cozinhas???

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s