A QUE SERVE A ELEIÇÃO DE OUTUBRO?

LULA PRESO

Se nas esquerdas é consenso que o processo de Lula foi conduzido “a toque de caixa” para impedi-lo de participar das eleições, parece que se esquecem de que outros políticos – bem mais implicados na tal Lava Jato – não foram julgados para permitir a participação desses meliantes no pleito de outubro e possibilitar a eleição de muitos.

Também não se quer ver que os candidatos de esquerda são permitidos na eleição, desde que não tenham chance na eleição majoritária e a mídia fala das sujeiras das esquerdas para tentar impedir sua volta ao parlamento, enquanto os sujos de direitas são poupados de exposição e – dado a desinformação reinante proposital e a manutenção do financiamento de campanha disfarçado – têm chance de renovar mandato.

O PT, feito avestruz, insiste na candidatura inviável sem o devido clamor popular para mudar a situação. Pensa numa transferência de votos mágica – que não se concretiza quase sempre, mormente quando nem se sabe quem será o poste da vez e parece não haver tempo de trabalhar tal transferência (a eleição se avizinha).

A quem serve então a eleição de outubro?

As esquerdas vão divididas ao cadafalso eleitoral, dar com os burros n’água, porque suas divergências são muito maiores que as convergências que pudessem uni-las. A participação numa eleição com cartas marcadas, como esta, só seria razoável numa frente única com chances de vitória e a promessa de reverter pontos consensuais dos absurdos golpistas, além da proposta de uma necessária reforma política imediata que pudesse enfrentar o quadro atual – que o resultado parlamentar da eleição parece que não terá a intenção de mudar.

Vivemos um momento absurdo em que os golpistas dão as cartas. Não estamos num estado pleno de direito, que a esquerda parece não querer enxergar. Assim, participar de uma eleição de cartas marcadas – sem uma intenção de frente única que possa sair vitoriosa – só reforça o fingimento dos golpistas de que estamos em uma democracia.

O candidato de esquerda viável foi inviabilizado. O PT insiste na sua manutenção e parte da esquerda parece não se importar com a situação, não percebendo que qualquer candidato de esquerda viável seria inviabilizado. Não é o Lula.

Em muito pouco tempo as esquerdas devem decidir: ou temos um movimento forte para o “Lula Livre” e permitir sua participação na eleição ( de toda as esquerdas juntas, não só o PT); ou a união em torno do nome mais viável com o apoio de Lula e de um programa comum anti-golpista; ou seremos massacrados numa eleição de faz-de-conta! E ficamos, todos, gritando no deserto.

______________________

desenho: Dino Alves

2 comentários em “A QUE SERVE A ELEIÇÃO DE OUTUBRO?

  1. bacana, amigo,

    penso como vc

    é um absurdo lançar lula candidato na prisão…

    risos…

    nem solto seria eleito sem o concuso de, pelo menos, parte da elite- bancária, industrial, obreira, setores

    do mundo financeiro, que não se importam com bolsas-famíiad a vida..

    é isso..vc faz um crítica à esquerda..eu ia escrevendo” exquerda”,,,num ato falho..

    no piauí, estou em petrolina com a ana, que veio de tratar num convento de freiras, a respeito de dores estomacais.

    mas volto a juiz de for na quinta..WD se unia a golpistas…e agora tenta se sair..

    acho que ele não ganhar logo no primeiro turno..sei não, viu?

    a gente se encontra no rio..

    abraços

    chico

    ________________________________

    Curtir

  2. De todos os lados estamos vendo estratégias para se fortalecerem nestas eleições e muita coisa vai rolar até o início de agosto nas convenções partidárias para homologação de seus candidatos internamente…além do mais, ainda teremos muitas mudanças até a formalização destas candidaturas no TSE..e com a polêmica do registro da candidatura do Lula…ainda teremos diversas surpresas. Portanto estou aguardando ansiosamente qual será o desfecho deste cenário político atípico e histórico…espero que seja o melhor para nosso País no momento super judiado..e a minha torcida e participação é que a esquerda seja vitoriosa mesmo com seus problemas, pois sou adepto de uma política de projetos de solidariedade aos menos favorecidos..pois os poderosos só pensam no acúmulo de bens e fechado a poucos contemplados piorando ainda mais a distribuição de renda e tornando os pobres cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos…gerando mais desempregos, fome e violência….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s