FOMOS DESCLASSIFICADOS ANTES DAS DECISÕES DOS JOGOS DA COPA

Bola Murcha

Já fomos desclassificados da Copa do Mundo 2018 num vídeo em que idiotas de camisa canarinho assediam russas e as incentivam falar, numa língua que elas não sabem o que estão dizendo, palavras que têm significado chulo em português do Brasil. O vídeo viralizou para indignação entre nós e, tomara, providências das autoridades russas.

Com raras exceções de futebolistas fanáticos, os que podem ir a uma copa do mundo em um país longínquo, que dura um mês e tem ingressos caríssimos, são os privilegiados com renda acima da média, além de disporem de tempo livre no período em que desejam. Um desses futebolistas fanáticos, que deve ter economizado por quatro anos para ir a uma copa lá fora, já observou que a maioria dos que vestem a camisa amarela nos estádios em que se disputa uma copa são pessoas ricas e sem a intimidade de torcedores que fingem ser.

Desde a colonização desse país, para as elites sempre foi dada uma educação superior diferenciada, acesso a bens culturais inatingível à maioria da população, cargos públicos ocupados por pessoas de “fino trato”. E essa desigualdade abissal era justificada pela “meritocracia”, ela mesma comprada pela concentração de renda na mão dessa elite.

Trocando em miúdos, mesmo adquirida pela exploração da base da pirâmide, em seu topo as elites possuíam uma cultura que não nos envergonhava na convivência lá fora. Ainda que nos envergonhasse pela construção violenta dessa pirâmide social.

Desde a globalização, que inevitavelmente vem mudando a composição de nossa elite, e o aprofundamento da concentração de renda, que resultou num golpe em que essa elite retira uma presidente eleita e fomenta um ódio a tudo que representasse a diminuição dessa desigualdade, a elite assumiu a forma de uma direita raivosa – alimentando claramente o fascismo – e não possui nenhum capital cultural e formação educacional das elites anteriores.

A nossa elite, submissa ao capital internacional e ocupando cargos, públicos e privados, correspondente aos de “capitão de mato” das antigas elites coloniais, é de uma ignorância espantosa. E não têm mais a desculpa de estarem no topo pelo mérito, mas compram descaradamente a posição em que ocupam. São ignorantes ricos os que estão a serviço do capitalismo globalizado. Pelo menos a maioria, onde a cultura não é mais capital de mérito. Apenas domínio tecnológico e falar alguns idiomas que gerem dinheiro.

Eles já ensaiavam a burrice num vídeo divulgado pela Folha de São Paulo na copa de 2014 por aqui. No inacreditável vídeo, a elite paulista vai a uma festa “vip” para ver jogos da copa no Brasil. É inacreditável a falta de cultura, a ignorância e a burrice aterradora dos presentes à festa paga para que fossem “diferenciados”!

São os mesmos que foram aos estádios da copa do mundo agora e nos desclassificam como nação nos vídeos em que expomos a ignorância, a falta de cultura e costumes, o animalesco medonho de uma elite que veste a camisa amarela e semeou o ódio batendo panelas no recente golpe parlamentar-judiciário, que teve o seu apoio incondicional.

Inacreditavelmente, fomos desclassificados antes de jogar futebol. Vergonha!

______________________

desenho: Dino Alves

vídeo que provocou indignação na Russia agora:

 

vídeo da copa no Brasil em 2014:

2 comentários em “FOMOS DESCLASSIFICADOS ANTES DAS DECISÕES DOS JOGOS DA COPA

  1. edmar

    bacana o que vc escreve..

    lá em teresina, ontem, a mesa diretora assembléia legislativa

    derrubou a votação feita antes em plenária ( governador vetou a votação que dava aumento aos trabalhadores da educação),

    e sendo assim, a galera da educação ficou sem ganhar nada…

    dos 30 deputados, apenas três são da oposição..pois dos mesmos 30, 15 são suplentes que foram chamados para assumir

    uma cadeira no legislativo piauiense..

    como vc pode observar, mesmo num governo de “esquerda”, o sistema de hierarquização imposto pelas elites desde o

    período colonial, continua funcionando em todo governo, independente da coloração partidária..

    estamos fritos,meu caro, gramsci deve estar se revirando no túmulo…

    ah, estou em juiz de fora com a ana

    voltamos

    abraços

    chico

    ________________________________

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s