PARA ALÉM DO MECANISMO DO NETFLIX

MECANISMO DINO

Não sou petista, nem tenho procuração para defender Lula, embora essa confissão pouco adiante nessa divisão burra de um espírito de Fla x Flu. Para os espectadores desse jogo idiotizado na sua versão política, ou se é contra, ou se é a favor. Não tem mas nem talvez. Já estão jogando pedras uns aos outros e em pouco tempo teremos uma inevitável batalha campal.

Nem precisam me dizer dos muitos erros cometidos pelo PT e por seu líder messiânico, mas é preciso reconhecer na esquerda – pelo menos – duas coisas: primeiro não há alternativa viável a outra candidatura de esquerda no momento e Lula pode ser um centro ou mesmo um menos à direita viável a derrotar o fascismo que cresce assustadoramente. Segundo, se for permitido que a direita faça o que está fazendo com ele, sem que reajamos energicamente, já já toda a carga de injustiça acometida contra ele será dirigida a qualquer um do lado de cá que tenha alguma projeção política. Ele apenas representa o alvo preferencial do fascismo e só o seu aniquilamento mudará a mira. E não terá fim, é da natureza do fascismo precisar sempre de um inimigo a aniquilar. Os vermelhos, as minorias ou maiorias tratadas como minorias para serem vencidas. Lula é o alvo da vez. Reconheçamos isso.

A série do Padilha no Netflix só aponta para como distorcer o mecanismo para ganhar corações e mentes. O fascismo sempre trabalhou com a distorção do mecanismo político. Goebbels fez isso com perfeição, mas já temos alunos brilhantes. É justa a indignação com o papel político de Padilha nas artes, mas o voto para Lula ganhar as eleições nem passa por assinantes do Netflix.

O mecanismo da justiça voltado para impedir que Lula participe das eleições é muito mais grave. Temos uma segunda instância que só carimba a decisão de Moro e aumenta a pena do réu. E entendem que o crime de possível promiscuidade não concluída – pelo menos não apresentaram provas suficientes – seja mais grave do que as dos ladrões comprovados que governam o país ou de um senador que ameaçou matar o emissário da propina recebida comprovadamente. Por mais que condenemos os erros de Lula, eles aconteceram no campo da política e não no campo jurídico. O mecanismo de fazer Lula culpado é ridículo frente aos culpados não julgados e impunes. São transitados NÃO julgados os que governam o país no momento e mais da metade do parlamento. Com a permissividade judiciária. É insana a perseguição da justiça a Lula. E com uma celeridade nunca vista. Apressadamente ele já é um culpado sem provas. Só falta a prisão.

E os fascistas babam de ódio dirigido ao petista. Não pode ser por ser ladrão. Não faz sentido quando defendem os seus ladrões. Há bandeiras e cores em jogo. As cores do fascismo sempre foram as nacionais. A esquerda chegada ao vermelho é a condenada. Uma senadora excita os conterrâneos a “soltarem o relho nas costas” dos vermelhos da caravana de Lula. Herança do escravismo. O mecanismo fascista agride violentamente os manifestantes que apoiam Lula. São latifundiários e seus lacaios agredindo lavradores. A imprensa muda, como se nada de grave tivesse acontecendo.

E há ainda – porque não dizer – parte da esquerda que também prefere Lula fora da eleição. Talvez pensem que o populismo possa ser enterrado com o caudilho. Temo que sem o caudilho nesse enfrentamento de agora, o fascismo ganhe. E cresça para que nos arrependamos de não termos combatido a injustiça com bastante força. Porque é injusto o afastamento de Lula das eleições. Por mais que discordemos dele, tanto ou mais do que eu discordo. É um casuísmo inadmissível e que criará jurisprudência para este judiciário imprudente fazer muito pior no futuro.

O mecanismo com que o mecanismo de uma ficção tosca flerta é com a criminalização da política. São todos ladrões. Acontece que há ladrões protegidos pelo mecanismo fascista que assaltou o judiciário. Agora mesmo a segunda turma do STF inocenta Jucá. Alguém de bom senso e um pouco de informação acha Jucá inocente de qualquer acusação? Mas só Lula é culpado.

O mecanismo do fascismo distorce a realidade mais que na ficção.

_____________________

desenho: Dino Alves

Um comentário em “PARA ALÉM DO MECANISMO DO NETFLIX

  1. Mon cher,

    É preciso condenar e prender imediatamente o Lula. Como vc bem disse, é quem pode derrotar o fascismo

    que se agiganta em nosso país, muito poucas vezes democrático em sua história republicana. Aliás, a

    República só aconteceu porque os latifundiários de então não concordaram com o fim do tráfico e coma

    escravidão. Importaram alemães e italianos e outro menos votados, mas todos fascistas e racistas, para

    embranquecer a República. Os negros foram jogados no limo para que desaparecessem em poucas

    décadas para que surgisse uma nação ariana nos trópicos. Com todo apoio dos militares, patrocinadores

    de golpes, como vemos desde 1889. Evoé momo !!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s