QUAL FOTO QUE MAIS TE CHOCA?

 

nu

Quanto se discutiu sobre a foto em que uma criança e sua mãe se aproximam de um homem nu, na sala de um museu, rodeados por expectadores? Quanto do nosso inconsciente, desejo, medo, atração, foram utilizados para condenar a cena como chocante e agressiva aos nossos sentidos? Quanto da nossa perversão foi utilizado para projetarmos na cena uma simulação de pedofilia que está dentro de nós e nos templos e igrejas, onde pedimos perdão aos nossos pecados? Por que vimos o tanto pecado em uma cena tão singela? Por que achamos que de repente as articulações do bicho de Lígia Clark ganhariam vida nas articulações do homem nu para sodomizar uma criança indefesa? Por que tememos de que a criança tocando no homem nu podia provocar uma erotização da cena?

Que cada um tente responder as indagações que provocaram uma ira santa, onde todos os pecados do mundo foram canalizados para o espaço público de um museu. São respostas a essas perguntas que te farão indiferente, seduzido, agredido, indignado, irado, violentado ou clamando aos céus um castigo divino para uma cena singela, pública, de uma criança – acompanhada da mãe – que percebem um homem nu. Tendo em volta os espectadores curiosos. Dentre eles, tu e tuas crenças e desejos que provocam tua reação. Presta atenção. Não foi a cena! O pecado não mora ao lado, mas em tua casa, na tua alma!

Na outra foto, que passa despercebida da indignação provocada pelo homem nu, são crianças e mães que saem da escola em uma comunidade da periferia, num intervalo em que a trégua de um tiroteio permite. As mães e crianças mais velhas colocam vendas nas crianças pequeninas para que elas não vejam. Não um homem nu. Mas um homem embrulhado por um branco lençol, que não é capaz de esconder o sangue que mancha o pano e escorre pela sarjeta, mostrando que uma vida foi encerrada de forma violenta por uma guerra absurda e cruel que, além de matar inocentes, pode provocar o horror inesquecível ao olhar de uma criança. Aquelas mães acham que seus filhos não podem ver a cena da morte embrulhada.

O que te provoca mais indignação? O homem nu exposto a uma criança curiosa – acompanhada da mãe e em um museu, rodeados de expectadores; ou a morte coberta por um lençol que as mães não desejam que seus filhos vejam, como se fosse possível esquecer o horror do cotidiano das periferias, que a cidade não mais reclama e naturalizou?

Qual foto que mais te choca? Sê sincero!

nu2

 

 

 

2 comentários em “QUAL FOTO QUE MAIS TE CHOCA?

  1. Em pleno século XXI O OBSCURANTISMO VOLTA A NOS SONDAR. Seu olhar é sinistro, vingativo, pleno de ódio!…
    Como desvendar essa misteriosa guinada para a direita no mundo. Se ficasse só por aí, não é de se estranhar. O capitalismo, na crise, nada soberbo, em poderosas braçadas. O egoísmo, a ganância, o rentismo, todas essas deformações das nossas sociedades são nossas conhecidas, e continuamos patinando nas nossas lutas, nos submetendo a esse massacre. O difícil mesmo de se entender é esse pérfido refluxo do fascismo e o nazismo como bandeiras nefastas de um exército de psicopatas!

    Curtir

  2. Nada a ver! Uma das fotos é uma encenção em um espaço , para chocar a sociedade mais conservadora em seus valores morais . A outra ē a realidade nua e crua, na rua , no Brasil e mundo afora! Na primeira foram no ponto: utilizaram uma CRIANÇA , e acertaram em cheio no propósito , porque SEM ela…isso passaria batido. A sociedade clamou a defesa da inocência de quem precisa aprender, pra sua própria segurança, que NÃO se deve tocar em estranhos nus. A solução para o primeiro caso é o que foi feito: denunciar! Cobrar ! Quanto ao segundo, é muito mais complicado, e existe desde sempre: é preciso mais respeito e amor ao próximo…PAZ!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s