ÁGUAS DESSE MARÇO

Estava em João Pessoa num tempo que o candidato Maranhão tinhas as favas, contadas. Ricardo Coutinho ali começava uma virada. Não botei fé no homem. Deus, todo errado estava eu. Nem sei bem o que o homem fez por quem mora lá. Mas botar Chico Cesar na Cultura foi um acerto inolvidável. E hoje me emocionei com o cara.

Monteiro, no sertão do Cariri, era a expressão da seca nordestina. Depois dos governos Lula e Dilma, a água do São Francisco continuou andando para a alegria de Monteiro. Como os governos populares já tinham sido golpeados, a água chegou no árido na temeridade do governo usurpador. E o sinistro foi lá tentar o alcance da popularidade com uma água que não era dele.

Imagino a alegria de quem pode ir a Monteiro nesse domingo. O governador Coutinho fez uma justa homenagem aos pais da água que ali chegou: Lula e Dilma foram a Monteiro, a convite de Coutinho para uma verdadeira inauguração. A festa foi tão preparada, que uma amiga de Natal me falou que correu pra lá. Vi pela internet e me emocionei.

Não vai passar na TV que apoia o golpe. Mas acompanhei a emoção de povo sertanejo que reconheceu a paternidade da obra. Eles sabem porque a água chegou ali. Era uma multidão de vermelho que tomava banho nas águas da redenção em reconhecimento ao governo anterior. Se Temer tivesse vergonha, ficava com. Não é do estilo do vampiro.

Mas o sertanejo jamais vai esquecer essa festa. E agradecer as águas do São Francisco que lavaram a alma sertaneja em Monteiro. Quem não sabe o valor da água brincou com fogo.

Foi o maior movimento de oposição nesses tempos de cólera.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s